Radiofrequência Fracionada (FRAXX): Uma novidade para o rejuvenescimento!

FRAXX ou Radiofrequência Fracionada é uma tecnologia recente utilizada para rejuvenescimento da pele. O aparelho atua com emissão de ondas eletromagnéticas, de forma controlada, estimulando produção de colágeno e melhorando a firmeza da pele.

Ao contrário de outras tecnologias ablativas (que retiram toda epiderme), o FRAXX, como o próprio nome sugere, tem a vantagem de agir de forma fracionada, através de pequenas perfurações, poupando boa parte da epiderme e permitindo uma recuperação bem mais rápida e com menos efeitos colaterais indesejados, como manchas e cicatrizes.

Sulco Nasogeniano (“Bigode Chinês”)

Sulco Nasogeniano (“Bigode Chinês”)

A energia produzida na pele estimula uma grande produção de colágeno, com isso todas as alterações de pele que dependem da formação de colágeno, tais como flacidez, perda de contorno facial, rugas, estrias, podem ser tratadas com essa tecnologia. Por isso, o FRAXX auxilia diminuindo as rugas, aumentando a firmeza da pele e melhorando estrias e cicatrizes. Como esse estimulo é aplicado nas camadas mais profundas da pele a produção de colágeno permanece aumentada por longos períodos, chegam a durar cerca de 6 meses.

Imediatamente após o procedimento notamos uma vermelhidão e um pequeno inchaço no local tratado, os quais regridem em 5 a 7 dias.

Geralmente o procedimento é realizado com anestesia tópica (creme), porém, dependendo da sensibilidade do paciente e a parte do corpo que será tratada, é possível realizar infiltrações de anestésico para alivio da dor.

Contorno Facial (Pálpebra inferior e Ângulo da Mandíbula)

Contorno Facial (Pálpebra inferior e Ângulo da Mandíbula)

No tratamento facial, o Fraxx auxilia promovendo um efeito semelhante ao lifting, melhorando área do contorno da mandíbula, dando aparência mais jovial à face, além de suavizar o famoso “bigode chinês”, melhorando a textura da pele (diminuindo a flacidez) e suavizando de linhas de expressão (rugas), atenuando as marcas de “pés de galinha” e outras rugas, como na testa, região ao redor da boca (“código de barras”).

O FRAXX pode ser usado no tratamento de diversas patologias, com diversos objetivos:

– Rejuvenescimento da pele
– Rugas finas em lábios, testa, “pés de galinha” e pálpebras
– Flacidez da pele
– Envelhecimento solar de rosto, pescoço, “papada”, colo, braços e mãos
– Cicatrizes de acne
– Manchas solares
– Estrias recentes e antigas

Cicatriz de Acne

Cicatriz de Acne

Estrias Brancas

Estrias Brancas

Rugas finas e “Bolsas”  na pálpebra inferior

Rugas finas e “Bolsas” na pálpebra inferior

Atualmente foi desenvolvida um novo acessório para o Fraxx (ponteira diferenciada conhecida como Lima Oito) que possibilitou o surgimento de uma técnica com excelentes resultados para “bolsas” e rugas ao redor dos olhos. Apresentando resultados semelhantes ao das cirurgias tradicionais, porém sem a necessidade de cortes ou de pontos. Essa técnica pode ser usada para alguns tipos de rugas, cicatrizes de acne e estrias, todas com ótimos resultados.

É importante ressaltar que por se tratar de um equipamento que utiliza ondas eletromagnéticas, existem algumas contra-indicações para o FRAXX, em pacientes portadores de marcapasso e gestantes.

É preciso ter em mente que o tratamento demanda algumas sessões, até chegar a um resultado satisfatório, a depender da resposta individual de cada paciente (quanto tempo e estímulo o corpo precisa para produzir a quantidade de colágeno desejada) e qual patologia estaremos tratando, pois um tratamento de rejuvenescimento é diferente de um para cicatriz de acne, cada qual com suas particularidades.

Todo procedimento é feito com material esterilizado, ou seja, totalmente livre de bactérias, para garantir um bom resultado e evitar infecção na pele, o que poderia comprometer totalmente os resultados do procedimento.

Dica: Desconfie quando oferecerem tratamentos “milagrosos”! O processo de cuidado com a pele e bem estar é muito mais complexo do que se pensa! As consequências de um tratamento mal conduzido podem ficar para a vida toda.

antes-e-depois-tratamentos-dermatologicos

Agende sua consulta com um dermatologista credenciado da SBD e faça sua avaliação!

Por Cínthia Orasmo