Novo método de rejuvenescimento: Indução Percutânea de Colágeno

Já ouviu falar do novo método de rejuvenescimento chamado Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas (IPCA)? Não? Então vamos explicar as indicações e resultados que esse método pode trazer! Não fique de fora!

A IPCA, também conhecido como microagulhamento ou dermaroller, é um método no qual se utiliza um rolo encravado com agulhas muito finas (cerca de 190 agulhas) inoxidáveis, estéreis, de uso único (não são reutilizáveis, nem para o mesmo paciente). As agulhas possuem diversos comprimentos, a depender do tipo de tratamento que será realizado.

estrias-brancas-abdome-c

Para a realização dos procedimentos é necessário limpeza rigorosa do local a ser tratado, aplicação de cremes anestésicos, algumas vezes realização de anestesia local e bloqueio do nervo, em alguns casos. O procedimento é estéril, ou seja, totalmente limpo e livre de bactérias. Podem ser utilizadas medicações durante as aplicações, para potencializar o tratamento, chamado de drug delivery.

A técnica consiste em produzir múltiplas pequenas perfurações na pele com objetivo de estimular a produção de colágeno ao restaurar a pele danificada. Como não há retirada da camada superficial da pele (epiderme) a recuperação após procedimento é mais rápida e há menor risco de manchas (hiperpigmentação) ou cicatrizes, quando a técnica é bem aplicada. Diferentemente do que ocorre com tratamentos com alguns lasers e peelings químicos, nos quais a camada superficial da pele é totalmente retirada para que haja estímulo do colágeno. A forma principal de estímulo do colágeno pelo IPCA é mecânica, nos lasers é térmica e nos peelings é química, assim o dermaroller tem maior segurança nos pacientes com fototipo alto (morenos, negros e asiáticos).

colageno-c

Logo após o procedimento a área tratada fica avermelhada, com um pouco de inchaço, o qual persiste por 1 a 2 dias, com recuperação completa em torno de 5 dias, a depender do tipo de tratamento que foi realizado. No tratamento para cicatriz de acne, como será necessário um tratamento mais intenso, o tempo de recuperação será maior do que seria para flacidez abdominal ou tratamento de estrias. Já nos lasers e peelings o tempo de recuperação após tratamento pode passar de 7-15 dias, ou seja, o retorno às atividades laborais é mais demorado.

O IPCA tem uma ampla indicação, dentre elas, rejuvenescimento facial e do colo, clareamento do melasma, tratamento de cicatrizes de acne, estrias, flacidez corporal e celulite. Também pode ser usado no tratamento de cicatrizes alargadas, como cicatrizes hipertróficas e pós-queimaduras.

rejuvenescimento-rosto-c

As contra-indicações são poucas, pode-se citar infecção no local onde seria realizado o tratamento e história de quelóide, por esta razão o procedimento deve ser realizado em consultório e por um dermatologista experiente na técnica, para poder avaliar as condições clinicas de cada paciente e indicar a melhor forma de tratamento de forma individualizada.

Procure seu dermatologista e saiba mais!

Por Dra. Cínthia Orasmo