Conhece a Toxina Botulínica (Botox ®)?

O que é e como funciona?

A toxina botulínica é uma substância que funciona paralisando a movimentação muscular no local aplicado, tendo inúmeras indicações, desde finalidade estética para prevenir e corrigir rugas de expressão, até tratamento de assimetrias faciais e sudorese excessiva (hiperidrose), corrigir contrações musculares de pacientes com sequelas de derrame (AVC).

Existem diversas marcas e dosagens de Toxina Botulínica, dentre elas Botox, Dysport, Prosigne, Botulift e Xeomin.

Para que serve?

As rugas de movimentação, causadas pela contração da musculatura facial, ficam mais acentuadas conforme realizamos as expressões normais da face. A injeção do produto promove um relaxamento desta musculatura, levando a melhora das rugas. Sempre se procura preservar a naturalidade de expressão, evitando que a face fique artificial ou inexpressiva.

botox

Não tenho rugas, será que preciso da toxina botulínica?

A principal função do botox é prevenção, pois conforme são realizadas as aplicações, antes mesmo do surgimento das rugas, a musculatura se torna menos tensa, retardando o aparecimento das marcas de expressão. Com o passar dos anos, a pele perde elasticidade, com maior chance de formar as rugas, mas se a musculatura já estiver sendo tratada as marcas serão menos intensas. O tratamento pode ser iniciado por volta dos 25-30 anos de idade.

Quanto dura a aplicação?

O efeito tem inicio de 3-7 dias após aplicação, chegando ao efeito máximo em torno de 2-3 semanas, quando deve ser reavaliada a necessidade ou não de complementação de dose. Duração total de 3-6 meses, a depender de fatores de sensibilidade individual. É importante entender que, mesmo passado o efeito da toxina, há melhora da pele gradualmente pela ausência da movimentação muscular.

Como é feito?

Aplicada através de uma agulha, em pequenas quantidades e de forma precisa sobre o local previamente avaliado, em geral a dor é mínima. Podem ser usado gelo e até creme anestésico, a depender da sensibilidade de cada um. Logo após a aplicação a região pode ficar levemente vermelha e inchada, melhorando após alguns minutos.

aplicacao-botox

Quais são os locais que podem ser tratados?

Pode ser usada para tratar os músculos da face (“do susto”, “da braveza”, os famosos “pés de galinha”), auxilia no tratamento “código de barras”, “Budogs”, rugas do pescoço e colo. Além das indicações de tratamento para enxaqueca, sorriso gengival e hiperidrose (sudorese excessiva).

Quem pode fazer?

No geral, não há contraindicação para realização do procedimento, exceto em gestantes, portadores de doenças neuromusculares ou hipersensibilidade ao produto. Indicado para todos os tipos de pele, podendo ser iniciado uso preventivo em jovens.

Serve para todo tipo de ruga?

Nas peles mais jovens, que ainda não têm rugas profundas, o efeito do tratamento com toxina botulínica é mais duradouro. Isso não ocorre nas peles mais maduras, pois já apresentam rugas definidas, além de perda de elasticidade. Nesses casos são necessárias sessões mais frequentes e tratamentos complementares, como: laser, preenchimentos e peelings.

Quais são os cuidados pós-aplicação?

Algumas recomendações após aplicação:
– Evitar ingestão de bebidas alcoólicas durante as primeiras 24h
– Evitar atividade física durante as primeiras 24h
– Evitar exposição solar
– Não massagear a área tratada

botox-recomendacoes

Quanto custa a aplicação de Toxina Botulínica (Botox)?

O custo da aplicação varia entre cada paciente. Diversos fatores influenciam nesse valor:
– Quantidade de áreas que serão tratadas
– Força muscular (quanto mais forte o músculo, maior a quantidade de toxina que será utilizada)
– Marca da Toxina
– Variação Cambial (por se tratar de um produto importado, o custo está relacionado com o valor do Dólar)

Hoje temos novas técnicas, expandindo o tratamento para quase todas as áreas do corpo, incluindo queixo, lábio, mandíbula, pescoço e elevação da ponta nasal.

Por estes e outros motivos os valores, do tratamento com Toxina Botulínica, geralmente são mais altos se comparados com outros tipos de tratamentos, porém sua eficácia e tempo de duração geralmente justificam seu valor.

Dica Importante!

Deve-se tomar cuidado ao procurar um profissional para realizar a aplicação. Existem profissionais que não estão devidamente habilitados/treinados para realizar a aplicação de botox e utilizam “receitas de bolo” como tratamento, ou seja, sempre as mesmas quantidades de toxina em determinados grupos musculares, independente do paciente. Isso pode resultar em complicações, durante o período da ação da Toxina, que vão desde a parte estética ( a face permanece desalinhada / torta) até a parte funcional (dificuldade para fechar adequadamente a boca ou olhos).

É fácil concluir, portanto, que preços muito baixos não trarão os bons resultados esperados.

** Este tema é bem complexo e gera muitas duvidas! Tentei responder algumas acima. Se ficou com alguma dúvida, Clique aqui e me envie uma mensagem! A sua dúvida pode ser a dúvida de outra pessoa também! **

Por isso, Não arrisque com a sua saúde! Consulte sempre um Dermatologista reconhecido pela SBD!

Por Dra. Cínthia Orasmo