A importância de dormir

A importância de dormir

Entre todas as necessidades biológicas que temos, aquela que geralmente deixamos em segundo plano – às vezes até terceiro – é dormir.

Por algum motivo, ao longo do tempo, aquelas preciosas horas preciosas de sono fossem uma perda de tempo. Dormir passou a ser visto como um obstáculo a ser vencido.

Certamente a pergunta “por que dormir se eu poderia____ ____?”, já passou por sua cabeça.

Em nosso mundo ultra-apressado e uma sociedade superconectada, existe essa falsa crença associada à valorização daqueles que dormem pouco para trabalhar muito, como se estes fossem dignos de alguma medalha por heroísmo.

Em nome de uma idealização de produtividade e eficiência, esquecemos que o sono é quando “desligamos”, que nosso cérebro tem a chance de restaurar e energizar nossa cabeça e nosso corpo – ironicamente, justo os pilares para qualquer pessoa que queira ser produtiva e eficiente.

No entanto, já passou da hora de aprendermos que dormir adequadamente é uma questão de saúde, tal qual alimentar-se bem e realizar exercícios físicos regularmente.

Em geral, nós não neglicenciamos apenas a importância do sono, mas principalmente as consequências de privar-nos dele.

Já é bastante conhecido, através de pesquisa sobre as atividades neurológicas, químicas e elétricas do cérebro enquanto dormimos, que até mesmo uma perda mínima de sono tem efeitos profundos em nosso humor, cognição, performance, produtividade, comunicação e a saúde em geral, incluindo o sistema gastrointestinal, o funcionamento cardiovascular e nossa imunidade (sem mencionar envelhecimento acelerado, maior retenção de gordura corporal e queda do libido, para citar alguns dos maiores temores modernos).

Mas no fundo, todos nós sabemos disso.

Não é preciso ser nenhum gênio para ter consciência de que somos melhores – tanto na vida pessoal, quanto na profissional – quando estamos bem descansados.

Dormir não é um luxo, é uma necessidade; não é um obstáculo a ser vencido a qualquer custo, mas um poderoso aliado quando respeitado.

De fato, aqueles entre nós que compreendem a importância de dormir, acabam por realmente valorizá-lo e adotam hábitos que o tornem cada vez melhor.

Afinal, é quando dormimos que o cérebro tem as condições adequadas para restaurar e reconstruir nossas células, energizando nosso corpo e mente para um novo dia.

Nos dias de hoje, fazer as pazes com o sono e compreender a importância de dormir bem talvez seja uma das maiores cartas na manga para o bem-estar pessoal e sucesso profissional de qualquer pessoa.